Nossos Serviços
Monitoramento de EmpresaBreve Visão
Tem como conceito-chave que o passado gera aprendizados e experiência, mas é o fluxo de caixa futuro que define as atitudes e decisões que precisam ser tomadas hoje.
Projetar o fluxo de caixa é mais do que o lançamento de notas fiscais a receber e das contas a pagar. Ele é o resultado final do planejamento, da gestão da produção e das contas cíclicas (capital de giro).
Projetá-lo assertivamente, por isso, é fundamental para nortear todo o processo decisório.
O Monitoramento elucida diversas questões estratégico-operacionais que os empresários possuem, tais quais:
- Em função do quanto os acionistas desejam de retorno para o ano, quais (e em quanto) os indicadores de produtividade precisam melhorar?
- Existe algum indicador de produtividade que impacta mais a geração de fluxo de caixa do que outros?
- Diminuir o capital de giro provoca um fluxo de caixa maior do que um aumento de produtividade? Qual deve ser o foco prioritário dos executivos?
- Se o plano da empresa for aumentar consideravelmente o seu tamanho, será necessário endividamento (ou aporte de capital) para financiar esse crescimento? Qual a estrutura de capital ideal?
- Adicionalmente, o Monitoramento permite implantação de Governança Corporativa, o que facilita alinhamento da estratégia quando há mais de 1 sócio.
A IFA reconhece que o dia a dia de uma organização se trata, muitas vezes, de apagar incêndios… O Monitoramento não atenua esse contexto, mas contribui para que sócios e executivos não percam a visão estratégica e possam tomar decisões diárias que venham a gerar maior fluxo de caixa futuro.
Monitoramento da integração entre Planejamento Estratégico e Plano de Ação:
Como Funciona
Contribuímos para que o empresário não perca a visão estratégica do negócio, em função das multitarefas operacionais que desempenha no dia a dia.
A IFA conecta a área de “produção” do negócio com as projeções econômico-financeiras, através da identificação dos indicadores de produtividade que mais geram/destroem valor, sendo a projeção do Balanço, DRE e Fluxo de Caixa, uma consequência do que está acontecendo no operacional da empresa.
Assim, em função do quanto o empresário gostaria que o negócio viesse a gerar de retorno, a IFA simula o quanto os indicadores de produtividade precisam estar performando para que isso ocorra, havendo um acompanhamento, através de reuniões mensais, sobre se o que está acontecendo resultará na expectativa inicial dos acionistas (Orçado x Realizado), permitindo correções de rumo e aumento de ênfase no que vem dando certo.