Fusões e Aquisições

Com experiência privilegiada, adquirida em diversos processos de fusões e aquisições, incluindo a maioria das privatizações relevantes ocorridas no país na década de 90, somada a credibilidade que tais operações proporcionaram, a IFA Association oferece assessoria ao lado buy ou sell side da transação.

O método de trabalho se baseia na correta compreensão dos objetivos do cliente e em estudo detalhado da operação da empresa-alvo, visando identificar premissas defensáveis que maximizem o valor do negócio.

São realizados diversos testes de estresse e, quando possível, adotadas engenharias econômico-financeiras que elevam o potencial da transação. Quando é o caso, há preocupação em se calcular adequadamente as sinergias envolvidas no processo, permitindo definir o valor máximo e mínimo aceitáveis em uma operação.

Os profissionais da IFA Association estão aptos a buscar compradores para a companhia, através de uma seleção cuidadosa de interessados, com o objetivo de não expor ao mercado a operação, evitando qualquer tipo de prejuízo em caso da negociação não vir a se concretizar.

Para empresas com elevado Ativo Intangível, notadamente aquelas intensivas em Inovação ou com amplo portfólio de Marcas e Patentes, a IFA Association atua conjuntamente com renomado escritório de Propriedade Intelectual, com vistas a seleção de interessados abranger tanto a ótica mercadológica quanto a de análise de portfólio tecnológico, de forma a potencializar os argumentos de venda e concentrar a atenção.

Em qualquer situação, a IFA Association se compromete a conduzir todo o processo com o zelo inerente a este tipo de transação.

A valoração costuma compreender as técnicas mais usuais do mercado, como o Fluxo de Caixa Descontado, os Múltiplos de Empresas Abertas ou de Transações Comparáveis, porém se houver necessidade de adoção de outros métodos, como Opções Reais, EVA, dentre outras, a equipe está apta a proceder o Valuation da forma que melhor reflita a operação do negócio.

Normalmente, uma negociação abrange um período de tempo superior a 6 meses, envolvendo algumas etapas obrigatórias, a saber: